quinta-feira, 16 de setembro de 2021

MI MI MI

 Tudo estava preparado para a mudança para o litoral norte do estado de São Paulo.

No sábado, dia quatro de setembro de 2021 colocamos todos os meus pertences no pequeno caminhão e pegamos a estrada com destino a Caraguatatuba. O trânsito estava um pouco lento pelo motivo de ser véspera de feriado prolongado.

Após três horas e meia de viagem estávamos na frente da casa onde eu ia morar. Bati no portão e após alguns minutos fui atendido pelo meu amigo que ainda estava terminando de limpar a casa e após alguns minutos ele disse que poderia colocar os móveis dentro da casa. O motorista estava com muita pressa e ajudou a colocar os móveis mais pesados dentro da casa e o restante ficou esparramado no quintal para serem colocados depois.

O motorista e o ajudante partiram após uma breve despedida e foi aí que o meu amigo disse:

— Mas não irão ajudar o senhor a colocar os seus pertences dentro da casa? Eu disse:

— Não, eles foram contratados apenas para transportar e não para carregar.

— Mas aí como vamos fazer? Os móveis irão ficar aí no quintal?

— Não irão, irei colocar os móveis aos poucos dentro da casa. Algum problema?

O meu amigo balançou a cabeça e saiu vagarosamente muito irritado.

Assim comecei a colocar os móveis vagarosamente para dentro da minha residência e após alguns minutos o meu amigo sensibilizado e vendo que se deixasse por minha conta iria demorar muito tempo começou a me ajudar e ainda chamou uma colega dele e após alguns minutos todos os meus móveis e pertences estavam dentro da minha nova casa.

Pensam que comecei a arrumar os móveis? Que nada, corri até a adega que ficava em frente da casa e comprei várias cervejas para comemorarmos e lá ficamos a conversar sob o olhar crítico do meu amigo.

Fiquei comemorando durante quatro dias e foi quando comecei vagarosamente a arrumar as “coisas” dentro da minha casa e meu amigo andando e arrumando os materiais dele que estavam no quintal e eu querendo conversar e foi quando ele disse um pouco irritado:

Senhor Luiz, o senhor está cheio de mi mi mi. Vamos conversando e trabalhando, conversando e trabalhando, o senhor entendeu?

Por um momento pensei que ele ia pedir a casa e segui um pouco contrariado arrumando vagarosamente minha casa e após alguns dias inventamos uma nova palavra “mimizar" que significa: ficar falando, falando e falando sem trabalhar, sem arrumar nada, apenas vagando em pensamentos.

Aprendi e nestes dias estou com menos mi mi mi e vagarosamente arrumando a minha casa.

Basta de mi mi mi...Vai falando e trabalhando, falando e trabalhando.

LIBERDADE

  Há tempos que venho sendo acordado pelo mavioso canto de um pássaro na velha jaqueira existente no quintal da casa onde eu moro. Acordava,...